advogado trabalhista online

Advogado Trabalhista Online: A ponte até seus Direitos

Eu sou Felipe Tenório, Advogado Trabalhista Online, e trago as principais dúvidas que recebo diariamente dos meus clientes.

Você que é empregado possui vários direitos e não pode perder o dinheiro que foi conquistado com tanta dedicação.

Confira abaixo os assuntos que você encontrará neste texto:

A principal dúvida que costumo receber é:

O que faz um Advogado Trabalhista Online?

O advogado trabalhista é o profissional do Direito que resolve problemas jurídicos entre empregado e patrão, indicando a solução mais adequada, ou seja, o remédio jurídico que vai resolver a questão e assegurar os direitos trabalhistas que estiverem sendo desrespeitados.

Uma analogia interessante para entender o trabalho do advogado online é a relação entre paciente e médico, devendo existir a confiança do trabalhador e um serviço de advocacia online de qualidade. 

Outra forma é atuar através utilizando a prevenção, ou seja, o trabalhador deve procurar o advogado trabalhista antes do problema acontecer.

Nesse contexto, ele vai analisar sua Carteira de Trabalho (CTPS), o Contrato e outros documentos, evitando que você tenha dor de cabeça no futuro.

Outra pergunta muito comum é:

Por que devo procurar um Advogado Trabalhista?

Você deve contratar um Advogado Trabalhista nas seguintes situações:

Quando você começar em um emprego CLT (for contratado)

Em algumas situações o patrão não paga todas as verbas que você deveria receber, por isso o ideal é tirar as dúvidas com um Advogado e ter certeza que seus direitos estão sendo respeitados.

É melhor você ter certeza e ficar tranquilo que vai receber tudo que é devido, do que ficar sempre imaginando que poderia receber uma remuneração maior, se tivesse procurado um bom advogado trabalhista.

Se você for demitido, com ou sem justa causa

As demissões podem ocorrer por vários motivos, por alguma atitude do empregado ou não.

E, em alguns casos, as empresas utilizam a demissão para deixar de pagar certas verbas da rescisão (as suas contas), enrolando o empregado para somente quitar o que é devido na Justiça do Trabalho.

Nesse caso será necessário entrar com ação para garantir os direitos que não foram assegurados.

Em situações de Assédio Moral e Assédio Sexual

Infelizmente os empregados podem sofrer violência, desrespeito e pressão psicológica.

E tais situações são casos de assédio (moral ou sexual) e não podem ser toleradas, sendo devida, ainda, uma indenização pela dor e sofrimento que o empregado teve de passar.

Infelizmente isso ocorre também através das redes sociais, além do ambiente físico do trabalho.

Estas circunstâncias são tão graves, que o Tribunal Superior do Trabalho criou uma cartilha gratuita para ajudar os trabalhadores em relação ao Assédio Moral, inclusive quanto ao atendimento online de um advogado trabalhista.

Acidente no Local de Trabalho ou durante o Percurso.

Um fato que muitos trabalhadores não têm conhecimento são os direitos em razão de um acidente na empresa ou durante o percurso entre a residência e o local de trabalho.

Nessas situações o empregado tem direito a uma indenização, devendo ser levado em conta as circunstâncias e consequências deste acidente.

Se você acredita ou suspeita que possui alguma verba para receber.

Em determinadas ocasiões alguns colegas do trabalhador, que desempenham a mesma função, conseguem receber certas verbas trabalhistas que o empregado pode também ter direito.

Neste caso, o correto é procurar um Advogado Trabalhista Online de confiança para tirar todas as dúvidas e analisar o seu caso.

Não fique com a “pulga atrás da orelha”, aquela dúvida martelando na sua cabeça, aproveite uma possível oportunidade de receber um dinheiro que é devido.

Se a Empregada estiver Grávida e for Demitida

A empregada que está grávida tem direito à estabilidade.

O que significa a estabilidade da empregada grávida?

Desde o início da gravidez até cinco meses após o parto, nenhuma empregada pode ser demitida sem justa causa.

Mas se o patrão não tiver sido informado da gravidez?

A empregada continua tendo o direito à estabilidade da mesma forma. E se ocorrer demissão sem justa causa nesse período, ela possui o direito a ser indenizada.

O Advogado Trabalhista é o profissional mais indicado para orientar a empregada nessas situações, antes mesmo de fazer um acordo ou entrar com ação.

Facilidade para contratar o Advogado Trabalhista morando em qualquer lugar do Brasil

Uma ótima notícia é que você pode contratar um Advogado Trabalhista de qualquer local do Brasil, já que a Justiça do Trabalho hoje é 100% digital, conforme sistema aprovado em outubro de 2020, pela Resolução 345/2020 do CNJ. 

E, nesse caso, eu iniciei a advocacia trabalhista em Recife e hoje atendo clientes em todo o país, não existindo barreiras físicas ou geográficas.

Entrei com processo trabalhista sozinho, posso procurar um Advogado?

Sim, o ideal é você estar bem assistido por um profissional que sabe o que é preciso ser feito para garantir seus direitos.

Acredite, contar com um bom Advogado Trabalhista é a sua melhor escolha para receber o dinheiro que você conquistou com o suor do seu rosto, de forma merecida.

O Limite de Tempo na Jornada de Trabalho

Um outro assunto que gera muita dúvida é o tempo máximo permitido para a jornada de trabalho, por isso é importante falarmos dele.

No Brasil a jornada máxima de trabalho permitida é de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Desta forma, se o empregado trabalhar por mais tempo do que isso em uma semana, como regra ele tem direito ao recebimento do adicional de horas extras.

Dúvidas sobre Verba Rescisória (suas contas)

Um tema que é campeão de questionamento é a “verba rescisória”, principalmente quando não é explicado ao empregado o que ele está recebendo ao sair da empresa, gerando dúvida ou desconfiança.

Nesse caso, o que o empregado deve fazer?

A primeira providência é reunir toda a documentação que estiver disponível com o empregado, inclusive Carteira de Trabalho, e procurar um Advogado Trabalhista Online para analisar o caso e dar uma orientação.

O profissional que conhece o Direito do Trabalho e possui experiência na área, sem dúvida é o mais indicado para dar uma resposta segura se você recebeu todas as verbas que deveria.

E se o patrão não assinou a Carteira de Trabalho, o empregado perde seus direitos?

Não, de forma alguma, pois o patrão possui o dever de assinar a CTPS do trabalhador em até cinco dias úteis, conforme artigo 29 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

É dever da empresa registrar a data de admissão, a remuneração e as condições especiais do empregado, caso elas existam.

É possível falar com um advogado trabalhista online pelo Whatsapp?

Com certeza! Você pode falar diretamente comigo, Felipe Tenório, Advogado Trabalhista Online da Tenório & Araújo ou com um Advogado online whatsapp da minha equipe.

Basta acessar meu site e clicar no botão verde do lado esquerdo: “Falar via Whatsapp”!

De forma rápida e simples você terá um advogado trabalhista online pelo whatsapp.

Nesse sentido, passo a esclarecer alguns pontos sobre a relação entre o Advogado Online e o cliente.

Em certas situações o empregado fica receoso de fazer o primeiro contato com o Advogado por ter algumas dúvidas:

Eu tenho que pagar para ter o meu caso, a minha situação analisada?

Não. Você pode enviar o seu caso para o Advogado Especialista e será feito uma análise superficial da situação, tirando todas as dúvidas que você possa ter.

E, claro, as informações ficarão em total sigilo, já que a relação entre advogado e cliente é protegida por sigilo profissional. Quando contar seu caso, só o advogado responsável pelo atendimento poderá saber o que aconteceu na sua situação.

E se puder deixar um conselho para evitar de você perder tempo e dinheiro é: sempre que surgir alguma dúvida consulte um advogado! 

Conclusão

Essas são as principais dúvidas que eu recebo como Advogado Trabalhista Online.

Se você se interessou pelo conteúdo e quer conhecer um pouco mais do meu trabalho, acesse meu site e clique no botão verde do lado esquerdo: “Falar via Whatsapp”!

E aguarde mais textos sobre Direito do Trabalho neste espaço democrático, com o intuito de ser útil e ajudar você, que é trabalhador empregado.

Felipe Tenório

Advogado Trabalhista

Compartilhe: